Terapia Florestal - um caminho para a Autocura


Nestes tempos onde cada vez mais surgem os “falsos gurus” e o despertar de uma grande quantidade de pessoas, que conseguem transpor as aparências e enxergar a verdadeira essência de todos os seres que se aproximam, faz refletir sobre a forma de como nos cuidamos e como nos entregamos para que sejamos cuidados.
Os seres humanos, por natureza, são comunitários, gostam de viver em grupo e são solidários, por isso, o cuidar do outro faz parte destas relações, que nos ajuda a desenvolver o altruísmo, a generosidade e o amor. E como somos seres em constante evolução, estamos sempre aprendendo com erros e acertos, fazendo-nos impulsionar ao autoconhecimento.
AUTOCURA E TERAPIA FLORESTAL (SHINRIN-YOKU)
A autocura através da Terapia Florestal nos remete a uma atmosfera de energia sutil, nos proporcionando tranquilidade e serenidade para encontrarmos caminhos e soluções para uma vida mais saudável. Em pesquisas realizadas na Universidade de Chiba – Japão, pelo Dr. Yoshifumi Miyazaki, professor universitário e responsável pelos principais estudos sobre o shinrin-yoku, constataram através de testes fisiológicos e psicológicos, que a permanência em ambientes naturais, principalmente os cercados de árvores, ajuda a diminuir o nível de pressão arterial e do stress, proporcionando equilíbrio emocional, mental e físico, influenciando de maneira positiva na saúde e no bem-estar. Nesta mesma pesquisa, descobriram que as plantas, liberam uma substância volátil, que se chama phytoncides, que serve como um meio de comunicação e defesa das espécies vegetais, e que ao absorvermos estas substâncias, aumentamos consideravelmente a quantidade de nossas NK (Natural Killer), que são células responsáveis por eliminar células cancerígenas. Este é um fator importante que nos leva a autocura, através da permanência na Natureza, como também a qualidade da água e do ar. As árvores são nossos filtros, suas folhas purificam nosso ar e suas raízes, nossa água.
Esta constatado, que se respirarmos corretamente buscando utilizar o máximo de nossa capacidade pulmonar, fortalecemos os pulmões e todo o sistema corporal, pois renova-se as células, fortalece a imunidade, aumenta a resistência e maior oxigenação cerebral. Estando em um ambiente natural e ao respirarmos profundamente, estaremos buscando o contato com um ar mais puro, que favorecerá a autocura.
Sempre que possível, beber água de nascente de lugares preservados, pois as qualidades de sua composição física e energética são um remédio da Natureza!
Como todo procedimento médico, é necessário que haja constância no tratamento e na maioria das vezes, a questão mental e psicológica, se torna nosso maior bloqueio, por isso precisamos primeiramente acreditar que a Natureza se faz necessária em nossa vida.
 
 
MAS COMO FAZER?
Comece onde você está, exercite a observação e atenção nas pequenas manifestações naturais, mesmo que não se sinta tão atraído, com o tempo observará detalhes que antes não identificava, estimulando sua sensibilidade e percepção. Acompanhe as fases da lua e a previsão do tempo, se situe no espaço.
Se você se interessa por plantas, ou em algum momento se interessou, leia a respeito, assista filmes e documentários e se a atração for maior, plante e cultive! Se você tem afinidade com animais, se aproxime destes seres, que com certeza o retorno será gratificante!
Caminhe no seu tempo, respeitando seu processo, mas mantendo o foco neste tratamento de autocura, onde a Natureza estará lá, esperando para nos ajudar em silêncio, mas com exatidão em seu procedimento. Desde primórdios o ser humano criou uma relação de sinergia e troca com a Natureza, nossa composição química e biológica esta presente em outras espécies e necessitamos do que ela nos proporciona para viver, pois fazemos parte deste Todo, e ao nos afastar do meio natural, começamos a diminuir nossa qualidade de vida, diminuindo a resistência e gerando doenças como depressão, ansiedade e sedentarismo, que resultam em muitas outras doenças.
Para a prática de Shinrin-yoku ou Banho de floresta, que é um meio de Terapia Florestal, é necessário estar presente em um ambiente natural, buscando observar cada detalhe da Natureza, absorver sua beleza através da contemplação, sentir seus aromas e inspirar profundamente esses odores, ouvir sons de manifestações naturais como pássaros e outros animais, o som do vento, das árvores, de rios e riachos e todos os sons que puder identificar! Busque manter a mente atenta, permanecendo presente nesta experiência!
Com a continuidade de vários banhos de floresta de no mínimo 40 minutos por vez, terá acumulado horas de prática contemplativa ao ar livre, lhe favorecendo infinitas trocas com o ambiente, como a diminuição do nível de cortisol (stress), aumento de sua imunidade, melhora na qualidade do sono, acelera a recuperação de doenças, oxigenação das células e do cérebro, resultando em aumento de memória, concentração, intuição e clareza mental, facilitando na resolução de problemas com coerência e discernimento, como também maior equilíbrio emocional, proporcionando assim, a autocura!
Quando precisamos nos restabelecer devemos nos deixar sermos cuidados pelos outros, porque também faz parte da cura, mas através da Terapia Florestal, teremos uma prática preventiva e de autocura a nossa disposição, onde só devemos estar presentes e conectados! E assim, deixar que a Natureza, faça a sua parte!
 
Patrícia Querido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BENEFÍCIOS DO PHYTONCIDE NO CORPO HUMANO

Banho de floresta e a percepção dos sentidos