Banho de floresta e a percepção dos sentidos

A percepção dos sentidos  quando em contato com a Natureza, se potencializa pois temos á nossa disposição, estímulos sensoriais que nos mantém atentos e relaxados para vivenciar esta experiência.

Quando buscamos estimular os sentidos no banho de floresta (shinrin-yoku), entramos em contato com sentimentos mais intrínsecos, onde trazemos na ancestralidade percepções que foram desenvolvidas no decorrer da história humana e que nas últimas gerações, os sentidos se atrofiaram e as percepções adormeceram.

Ao entrar em contato com ambientes naturais de maneira gentil, as conexões se fortalecem, trazendo a tona relações sensoriais que são despertas através da mente presente.





Uma maneira de se conectar com a Natureza, é através da contemplação, onde desenvolvemos a observação, a tolerância e paciência, pois começamos a entender mais os ciclos da natureza, inclusive nosso próprio ciclo, como uma forma de meditação. Fortalecemos os nervos e músculos oculares, que estão diretamente ligados ao cérebro, estimulando a criatividade, a memória e melhorando a capacidade de ver e enxergar. Como também,  acalmamos as emoções, diminuímos o nível de stress e a pressão arterial.

Para contemplar basta sentar por alguns minutos (iniciar com 15 minutos), de preferência em um local confortável, rico de recursos naturais, onde possa ficar tranquilo sem interrupções, traga sua atenção para o momento presente, para sua respiração e para os sentidos. Ouça os sons ao seu redor, olhe para longe e para os pequenos detalhes, sinta os aromas e mantenha sua mente ocupada com seus sentidos, até o momento que esta ação, naturalmente, te conduza a meditação.

Com a prática frequente do simples ato de contemplar, começamos a entrar em sincronia com todo sistema planetário e a nos relacionarmos melhor com a Natureza e conosco mesmo, pois a percepção dos sentidos se refina e nos mantemos no agora, em equilíbrio com o Todo ao redor!
 
Namastê!

Patrícia Querido

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BENEFÍCIOS DO PHYTONCIDE NO CORPO HUMANO

Terapia Florestal - um caminho para a Autocura