A manifestação dos 4 elementos em nossa vida


Os 4 elementos, terra, água, fogo e ar, estão presentes em nosso ambiente externo e interno, como por exemplo, em nossa composição física. Algumas culturas acrescentam o éter, o metal, a madeira, como elementos transformadores, que também possui sua real importância.

Na constituição planetária, estes elementos se manifestam de diversas formas. O ar, através do atrito, transforma-se em fogo. O fogo, pela fusão, transforma-se em água. A água, por meio da densificação, transforma-se em terra, contendo no seu âmago, o conceito da vida. Tudo esta interligado! E esta constituição planetária, surgiu de compostos químicos universais, presentes em maior ou menor quantidade em outros corpos celestes, mas com princípios fundamentais parecidos!

Quanto mais buscamos interagir com estes elementos, maior é a harmonia em relação ao todo ao nosso redor, pois geramos equilíbrio para com o planeta.





















Ao passear por áreas naturais, podemos buscar nos relacionar com estes elementos, como o fogo que nos aquece e transforma, e nos proporciona energia vital, emanada pelo sol. O ar podemos sentir pelo movimento e respiração, a água nos supri a necessidade de hidratação e possui um som tranquilizador, a terra nos sustenta e nos acolhe. 


 Os seres vivos também são manifestações deste processo, onde em uma escala evolutiva, nos tornamos um microcosmo, com estes elementos interagindo constantemente. Como a água que está presente em nosso corpo, no processo de metabolismo, reprodução e eliminação; o fogo controla o sistema digestivo; o ar está presente no sistema respiratório e circulatório; a terra promove e governa a estabilidade física; o éter o sistema nervoso e o cérebro, segundo a cosmogênese Ayurveda.


Tendo consciência da presença destes elementos, permitimos nos aproximar da Natureza, pois somos sua própria manifestação! Absorvemos os benefícios liberados pelo meio naturais e entramos em sincronia com o fluxo natural planetário, nos entregando assim, a um estado de cumplicidade e contentamento interno desta fusão homem-natureza.
 
Patrícia Querido
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BENEFÍCIOS DO PHYTONCIDE NO CORPO HUMANO

Terapia Florestal - um caminho para a Autocura

Campo Escola de Montanhismo