Banho de floresta com Hai Kai

O Hai Kai surgiu no Japão como uma pratica de manifestação do indivíduo, do que sente, do que vive, no aqui, agora em forma de poesia.
Expressa a visão de mundo, possibilitando criar algo diferente, sendo fácil de ser compreendido, pois não há metáforas, é objetivo, como uma imagem rápida fotográfica, traduzidas em palavras.
São poemas curtos que utilizam linguagem sensorial para capturar um sentimento ou uma imagem. Eles normalmente são inspirados por um elemento da natureza, um momento de beleza ou uma experiência comovente. O haikai foi originalmente desenvolvido por poetas japoneses, e a forma foi adaptada por poetas brasileiros e de outros países.
O primeiro verso expressa algo permanente, eterno; o segundo introduz uma novidade, um fenômeno; o terceiro é a síntese. O mais conhecido hai kai japonês é a "velha lagoa" de Matsuo Bashō:

VELHA LAGOA
UM SAPO SALTA NELA
O SOM DA ÁGUA
 

No Japão, como pratica de Terapia Florestal, utilizam o Hai Kai para interagirem com a natureza a sua volta. Uma maneira de exercitar o momento presente e estimular os sentidos, desenvolvendo a percepção, a concentração, foco e a criatividade.
Muitos passeios acontecem na mesma trilha, nos mesmos pontos de contemplação, para vivenciar em determinadas épocas do ano, as mudanças de estações, fenômenos da Natureza e muitos outros elementos que vão sendo percebidos e se tornando beleza, arte e contentamento de viver o momento presente nas palavras do Hai Kai!
 
 
OUTONO
FOLHAS A CAIREM
RENOVAÇÃO
 

Pratique você também a arte do Hai Kai! Em qualquer lugar, com diversos tipos de elementos naturais ou não, pois esta forma de expressão do momento presente,  também pode se tornar uma meditação ativa e te trazer inúmeros benefícios!
 
 
 
 
 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BENEFÍCIOS DO PHYTONCIDE NO CORPO HUMANO

Terapia Florestal - um caminho para a Autocura

Campo Escola de Montanhismo