Mindfulness como ferramenta de Terapia Florestal


Mindfulness significa “atenção plena”, que propõe uma nova interação com qualquer coisa que aconteça na nossa vida de maneira mais consciente, aberta e gentil. A abordagem mindfulness é baseada na aceitação da nossa experiência e não na reação a experiência em si. Aceitando as condições naturais da vida, criamos a habilidade de responder a essas condições de maneira mais criativa e funcional. Para fazermos isso, precisamos aprender a estar conscientes (mindful) e atentos as nossas respostas e reações que é o que propõe os treinamentos em mindfulness.

Quando estamos em contato com a Natureza, buscando utilizar plenamente nossos sentidos, conseguimos nos aprofundar nesta conexão, observando os detalhes e a imensidão da Natureza ao nosso redor.

Exercitamos a meditação mindfulness para focar os sentidos no momento presente, na observação constante da mente, buscando trazê-la para a experiência externa que estará sendo vivida.

A Terapia Florestal nos proporciona o encontro com nosso ritmo vital, onde que, por alguns momentos nos entregamos á natureza interior, deixando a nossa essência se manifestar, nos conectando com a sabedoria planetária, gravada no DNA de cada ser vivente, trazendo-nos sensações de tranquilidade, paz, serenidade, contentamento, harmonia e muitos outros sentimentos que vão sendo despertos devido á quebra de paradigmas, condicionamentos e padrões, que nos foram transmitidos de gerações, nos distanciando deste contato, tão importante para a natureza humana.

Ao praticarmos Terapia Florestal com atenção plena, estimulamos a percepção para além dos sentidos, aumentando a sensibilidade, a resiliência, altruísmo, criatividade, concentração e foco, mas reconhecendo e aceitando a realidade como for, sem avaliações emocionais, distorções mentais ou reações automáticas. Fazendo-nos também, aproveitar mais os benefícios fisiológicos, através de trocas de substâncias químicas liberadas pelo ecossistema.

Esta proposta ajuda-nos a exercitar a observação, sem criar expectativas ou julgamentos, vivendo o momento presente, reconhecendo a mente como uma ferramenta de evolução e crescimento interno, desenvolvendo aptidões intrínsecas como a disciplina, perseverança e o auto domínio, fortalecendo a auto estima e confiança em si mesmo.

Após esta prática direcionada para o uso de seu potencial criativo, se torna indispensável este exercício constante em seu dia-a-dia, em todas as áreas de sua vida, pois são práticas seguras com bases científicas, fortalecendo assim, sua credibilidade e exatidão de seus resultados.

Em seu dia-a-dia, por alguns minutos, pratique a meditação de atenção plena, depois saia para passear em algum jardim, praça, parque ou em uma floresta (quanto maior a área verde e sua diversidade, maior será seus benefícios), somente para observar e contemplar a Natureza, ampliando assim, seu estado de consciência perante o mundo ao seu redor!

Patrícia Querido – Guia de Terapia Florestal

 



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BENEFÍCIOS DO PHYTONCIDE NO CORPO HUMANO

Terapia Florestal - um caminho para a Autocura

Campo Escola de Montanhismo