Terapia Florestal - Viajando pela história

A relação homem-natureza é ancestral! Desde primórdios de nossa genética humana já existia a relação de cumplicidade entre ambos, onde através do ecossistema planetário, o ser humano se torna apenas uma peça em um grande sistema.

O raciocínio nos trouxe para o topo da cadeia alimentar, nos valorizando de tal maneira, que durante todo o processo humano, nos foi transmitido que somos invencíveis! Oh doce ilusão! Fazemos parte de um Todo em um Sistema Solar, com diversos planetas onde em um determinado planeta, há uma espécie, Homo sapiens, que dominou o planeta com hábitos extrativistas e autos-destrutível.

Na Revolução Industrial, o homem viu que é possível utilizar determinadas matérias-primas para transformar em bens de consumo, o quê na imaginação lhe couber! Deste ponto em diante, não sabemos mais o que fazer com tantos resíduos gerados desta imprudência. Com o concreto construímos casas e prédios para mais perto das indústrias, que nos propunha uma qualidade de vida ilusória, com salário garantido, sem os problemas climáticos e entre-safras do campo, casas com torneiras que é só abri-las que sempre lhe garantirá água á disposição, esgoto que você nem vê para onde vai, mas dizem que é tratado. Começa a ser criada as cidades e as grandes metrópoles, com seus arranhas-céus, já que o homem é invencível!

A grande maioria dos seres humanos optam por viver nas cidades, deixando para atrás sua ancestralidade, sua ligação com o planeta, onde seres de uma determinada espécie (Homo sapiens), se unem deixando de se relacionar com outras espécies.

Gerações e gerações se passaram neste ciclo vicioso, criamos lojas especializadas de encher os olhos e todas as outras, para suprir qualquer necessidade humana!
E a Natureza como fica nesta história? Fica do lado de fora das cidades, em um lugar quase sombrio, com animais peçonhentos e feras famintas, um lugar muito bonito em fotos, mas que para adentrar, precisamos de um desses cursos de sobrevivência na selva, para podermos nos preparar e saber o quê fazer, quando formos para este lugar tão desconhecido...

Desconhecido da nossa geração, mas que temos lembranças na nossa essência, gravado em nossas células que trazemos de nossos antepassados, que viveram na época da Revolução Industrial, na Idade Média, nos antes, antes até a Idade da Pedra! Sempre se relacionando com o Todo a sua volta, sabendo como, quando e onde plantar, as estações do ano e posições lunares, plantas que curam e matam e toda sabedoria que o planeta nos proporciona, se manifestando através de culturas e religiões, consagrando seu poder em um sentimento de gratidão e devoção!

Em qual momento da história da humanidade, nos desmembramos da Natureza? Não sabemos muito bem quando, mas temos muito claro a necessidade de recriarmos esta conexão com o Ambiente natural, para resgatarmos nossa saúde e não ser mais Meio e sim, Todo Ambiente!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BENEFÍCIOS DO PHYTONCIDE NO CORPO HUMANO

Terapia Florestal - um caminho para a Autocura

Campo Escola de Montanhismo